Normas Comitês

Comitês: linhas gerais de filosofia e funcionamento

Os comitês têm sido essenciais para um maior dinamismo da SBMz e para um aumento considerável na interlocução entre associados e entre associados e diretoria: alguns dos avanços conquistados por nossa sociedade nestes últimos tempos são resultados diretos da ação dos comitês.

A ideia básica dos comitês é trazer associadas e associados para mais próximo da sociedade, fazer com que todas e todos se sintam mais atuantes e mais responsáveis pelo crescimento da SBMz: com tantas demandas, a diretoria sozinha não seria capaz de movimentar a sociedade e apenas com a atuação dos comitês conseguimos tirar vários sonhos do papel.

Não acreditamos que exista um formato, um número mínimo ou máximo de pessoas, assuntos específicos para a formação de um comitê: o que tem que haver é a vontade dos associados em ter uma boa ideia e se propor a arrumar um grupo de conhecidos, amigos ou colegas que concordem em fazer essa ideia se concretizar. O que achamos importante é que o grupo seja formado por associados adimplentes, que tenha representação de diversidade, e que propague uma atuação pautada por princípios democráticos e éticos, e muito respeito. Entendemos, ainda, que é importante que sempre haja um processo de renovação dos membros e das pessoas responsáveis pela coordenação, para que tenhamos sempre novas ideias e novas opiniões e não corramos o risco de que os comitês se tornem feudos de pessoas ou grupos. Em ansiar e fomentar que os comitês tenham renovações em suas composições, essa diretoria entende que com o passar do tempo será deixado um legado que poderá ser assumido por outros membros da sociedade que queiram continuar a forjar o crescimento da SBMz de modo cooperativo com as futuras diretorias, bem como, continuar dialogando com nossa sociedade e estreitar laços com os demais comitês.

Os comitês transcendem a duração das diretorias eleitas. Eles têm que ser um projeto da sociedade (estado) e não das diretorias transitórias (governos); estamos ainda aprendendo a trabalhar dessa forma no âmbito da SBMz e precisamos das ideias e da força criativa de todos os associados para cristalizamos essa forma de atuação.

Contamos com todos vocês para seguirmos em frente e fortalecermos cada vez mais a SBMz.

 

Rolar para cima