Comitê de Conflito e Coexistência Humano-Fauna
O Comitê de Conflito e Coexistência Humano-Fauna da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz) foi estabelecido em março de 2025 e idealizado por membros da Comunidade de Práticas em Coexistência Humano-Fauna (CoPCoex). Seu propósito é criar um espaço de diálogo e troca de conhecimentos entre associados e a sociedade em geral, sobre temas e problemáticas relacionados às interações entre pessoas e fauna silvestre.
Nosso objetivo é ampliar a discussão para além dos conflitos humano-fauna, fomentando o debate sobre a Coexistência Humano-Fauna como um tema transversal que permeia as diferentes áreas de estudo representadas pelos nossos associados. Para tanto, o Comitê se dedica a:
- mapear pesquisas e avaliar a presença da temática da Coexistência nas publicações e divulgações científicas dos associados e no Congresso Brasileiro de Mastozoologia;
- incentivar o desenvolvimento de pesquisas e capacitações sobre temáticas relacionadas à promoção de coexistência e mitigação de conflitos na conservação;
- promover a colaboração entre diferentes pesquisadores e áreas do conhecimento, valorizando a transdisciplinaridade.
O Comitê é composto por pesquisadores e conservacionistas dedicados a diferentes dimensões deste campo de estudo.

Mariana Labão Catapani - Coordenadora
Zoológico de Chester (Chester, Reino Unido) e Instituto de Conservação de Animais Silvestres
Bióloga e pesquisadora interdisciplinar, dedicada ao estudo das dimensões humanas da conservação da vida silvestre e da coexistência entre humanos e fauna. Atua no Zoológico de Chester e no Instituto de Conservação de Animais Silvestres, onde coordena iniciativas de pesquisa social. Além disso, integra o grupo de especialistas em conflito e coexistência da IUCN, liderando o grupo de trabalho latino-americano.

Roberta Monteiro Paolino - Vice-Coordenadora
Departamento de Biologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
Bióloga, Mestre em Biologia, Doutora em Ecologia Aplicada, com Pós-doutorado em Sustentabilidade. Professora e pesquisadora, trabalha com modelagem ecológica para conservação de populações e comunidades de vertebrados, com pesquisa social, resolução de conflitos e promoção de coexistência humano-vida silvestre, com avaliação de impactos ambientais e políticas públicas.

Bruna Lima Ferreira
Afiliação institucional: Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado (PCMC), Universidade Federal de Catalão (UFCat)
Descrição: Bióloga, mestre pelo Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo (USP – FFCLRP). Atua como pesquisadora na Iniciativa Suçuaranas Detetives do PCMC nas áreas de coexistência humano-fauna, conservação colaborativa, conservação de carnívoros, gestão e governança de Unidades de Conservação.

Gabriela Rodrigues Longo
Instituto de Conservação de Animais Silvestres
Bióloga e doutora em Educação Ambiental, trabalha com o estudo de conflitos socioambientais e a influência de saberes populares ou tradicionais na ciência. Atualmente, integra o Projeto Canastras e Colmeias do Instituto de Conservação de Animais Silvestres e é colaboradora no Projeto EArte (Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil).

Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz
Departamento de Ciências Florestais, ESALQ/USP
Docente associada e pesquisadora inter e transdisciplinar. Desenvolve pesquisas integrando ecologia de aves e mamíferos, manejo e conservação de fauna, coexistência humano-fauna e ciência cidadã. Coordena o Grupo de Extensão Pessoas e Fauna (GEPFau). É membro do Grupo Especialista em Planejamento da Conservação (CPSG) da IUCN.

Loisa Fabrícia Prates Alvarez
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Universidade de São Paulo (ESALQ-USP)
Bióloga e mestranda em Ecologia Aplicada, com experiência em manejo e conservação de fauna. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre transdisciplinaridade, coprodução de conhecimento e gestão da coexistência humano-fauna. Atua em projetos voltados à coexistência entre pessoas e fauna e integra o Grupo de Extensão Pessoas e Fauna (GEPFau).

Monicque Silva Pereira
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Universidade de São Paulo (ESALQ-USP)
Especialista Ambiental da SEMIL e doutoranda em Ecologia Aplicada, possui experiência no desenvolvimento de políticas públicas para o manejo da vida silvestre, atendimento a casos de conflito humano-fauna e fiscalização de danos ambientais. Ainda, colabora em projetos relacionados à coexistência humano-fauna e é membro do Grupo de Extensão Pessoas e Fauna (GEPFau).

Wezddy Del Toro Orozco
Center for Integrative Conservation Research & Warnell School of Forestry and Natural Resources, University of Georgia e Grupo de Pesquisa em Ecologia e Conservação de Felinos na Amazônia, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Bióloga, doutoranda e pesquisadora inter e transdisciplinar. Atua na ecologia e conservação de mamíferos aquáticos (cetáceos) e terrestres (felinos), pesquisa social com comunidades tradicionais, conflito e coexistência humano-fauna. Fotógrafa e comunicadora científica em espanhol, portugues e inglês. Bolsista WCS, membro da Aliança para a Conservação da Onça-Pintada e membro da COPCOEX.

Yuri Geraldo Gomes Ribeiro
Oxford Biodiversity Research (Oxford, Reino Unido) e Goá Data
Engenheiro Florestal, Mestre em Recursos Florestais, especialista em análise de dados aplicada a ameaças à biodiversidade, planejamento da conservação e dimensões humanas. Pesquisador associado na Oxford Biodiversity Research, onde estuda o papel do comportamento humano na conservação. Fundador da Goá Data, aplica ciência de dados e tecnologia para apoiar a tomada de decisão e facilitar processos estratégicos na conservação.