Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão

O Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (CDEI-SBMz), reúne uma equipe com perspectivas e vozes diversas, dispostas a colaborar com a discussão de questões e práticas de inclusão, representatividade, diversidade e equidade. Membros do comitê estão engajados em promover práticas coletivas a fim de criar um ambiente profissional, seguro, acolhedor, inclusivo e acessível nos Congressos Brasileiros de Mastozoologia (CBMz), e em garantir que todas as atividades sejam livres de discriminação, exclusão, preconceito ou assédio de qualquer tipo.

Ana Lazar

Pós-doutoranda Pesquisadora no Setor de Mamíferos do Museu Nacional - UFRJ

Anderson Feijó

Instituto de Zoologia, Academia Chinesa de Ciências, Pequim, China

Bárbara Maria de Andrade Costa

Pós-Doutoranda Department of Biological Science Florida State University

Caryne Aparecida de Carvalho Braga

Professora Associada na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF Colaboradora no PPG Ecologia e Recursos Naturais (UENF) e no PPG Ciências Ambientais e Conservação (UFRJ)

Daniela Munhoz Rossoni

Pós-Doutoranda Department of Biological Science - Ecology and Evolution Florida State University

Emmanuel Messias Vilar

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - UFPB Professor na Secretaria Estadual de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco Professor no Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau João Pessoa

Lana Resende de Almeida

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, UFRGS Pesquisadora do Laboratório de Evolução, Sistemática e Ecologia de Aves e Mamíferos. Integra a Rede Kunhã Asé de Mulheres na Ciência, RKA.

Ludmilla M S Aguiar

Professora Associada na Universidade de Brasília - UnB Coordenadora do Laboratório de Biologia e Conservação de Morcegos Curadora da Coleção de Mamíferos da UnB

Luisa de Souza Aguiar Machado

Bióloga e Mestre em Zoologia Universidade de Brasília (UnB)

Maria João Ramos Pereira

Professora Adjunta do Departamento de Zoologia, UFRGS Membro do PPG Biologia Animal e do PPG Ecologia, UFRGS Pesquisadora Associada do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Universidade de Aveiro Coordenadora do Laboratório de Evolução, Sistemática e Ecologia de Aves e Mamíferos Vice-Presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros (2019-2023)

Rebeca Mascarenhas Fonseca Barreto

Professora na Universidade Federal do Vale do São Francisco Integra a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido - RIMAS Co-fundadora do Coletivo Feminista Profa Lúcia Marizy Líder do Grupo de Estudos em Análises de Modelagem, Ecologia, Etnobiologia e Ecofeminismos – GEAMES Coordenadora Laboratório de Zoologia dos Vertebrados - LabVert/Univasf

Renata Pardini

Professora na Universidade de São Paulo Integra o IB Mulheres da Universidade de São Paulo

Valéria da Cunha Tavares

Pesquisadora titular junto ao Instituto Tecnológico Vale (Belém - PA) Docente permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Biologia/Zoologia da Universidade Federal da Paraíba

Organização do Comitê de Diversidade Equidade e Inclusão 

O CDEI é organizado em grupos de trabalho com foco em tarefas específicas e demandas sobre diversos temas. Integrantes do CDEI reúnem-se ao final ou início de cada mês para discutir os progressos alcançados e as atividades futuras de cada grupo de trabalho. Nós acolhemos a formação de novos grupos e incentivamos todas as pessoas que compõem a SBMz a contribuírem com sugestões e ideias novas que promovam diversidade e inclusão. Abaixo apresentamos os principais grupos de trabalho em andamento e seus objetivos estratégicos.

a) Código de conduta e demais declarações: este grupo trabalha na elaboração de um código de conduta que esclarece quais comportamentos são profissionais e adequados no meio acadêmico e quais não serão tolerados no contexto da SBMz. Consideramos esta uma pauta urgente e defendemos que sociedades científicas devem estar engajadas no enfrentamento à violência moral e de gênero, e garantir a segurança no ambiente de trabalho. Trabalhamos também na elaboração de declarações, cartas de repúdio e outros documentos relacionados à temática do Comitê.  

Integrantes: Dani, Maria, Ana, Tafinha

Clique aqui para acessar a: Carta de Repúdio da SBMz 

Clique aqui para acessar o: Código de Conduta da SBMz (em breve)

Clique aqui para acessar a: Carta de Boas-Vindas ao 12º CBMz (em breve) 

b) Eventos e Mídias Sociais: este grupo trabalha na organização e divulgação de eventos (webinários, lives e oficinas) que promovam trocas de conhecimento e diálogos sobre os temas inclusão, diversidade e equidade. O objetivo central deste grupo é conhecer a diversidade que existe dentro da SBMz, acessar os grupos sub-representados e garantir sua permanência e acolhimento. 

Integrantes: Caryne, Messi, Tafinha 

Clique aqui para acessar a: Live em homenagem ao dia das mulheres: “Uma mulher no controle da peste bubônica: 56 anos de pesquisas com roedores nos sertões brasileiros”. Dra. Alzira Almeida.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ScY3VKXoUAs

 

c) Arte, produtos e fundos: este grupo trabalha com a criação de ideias de produtos e ações que possam ser revertidas em fundos para subsidiar as inscrições ou outras despesas de estudantes sub-representados no CBMz e outros eventos organizados pela SBMz. A finalidade deste grupo é criar alternativas de auxílio que incentivem alunos a vivenciar o ambiente de um congresso científico, trocar experiências com outros alunos e pesquisadores, e conhecer a SBMz. 

Integrantes: Maria João, Tafinha, Anderson, Ana

Clique aqui para comprar a camiseta Diversidade do CDEI/SBMz (em breve) 

Clique aqui para comprar o bottom Diversidade do CDEI/SBMz (em breve)

Clique aqui para acessar nossas criacoes de alternativas de auxílio para alunos em congressos (congresso 2019,….) (em breve)

 

d) Inclusão social: este grupo trabalha em colaboração com os Comitês de Educação e História visando aumentar as representatividades dos diversos grupos nas ações desenvolvidas por esses comitês. Este grupo também busca reconhecer pessoas além da esfera acadêmica, como por exemplo, auxiliares de campo, ribeirinhos e demais pessoas que facilitam e colaboram com as descobertas e o desenvolvimento científico na mastozoologia. 

Integrantes: Valéria, Caryne e Anderson

e) Ciência de dados: este grupo trabalha com levantamento e análise de dados sobre composição demográfica da SBMz e em eventos científicos organizados pela SBMz, e sugere ações práticas para aumentar a participação de grupos historicamente sub-representados em eventos científicos. O CDEI acredita que o conhecimento revelado por meio de análises de dados nos permite reconhecer e desafiar as estruturas de poder e trabalhar em prol de justiça e igualdade. 

Integrantes: Maria João, Tafinha, Ana, Anderson, Caryne, Dani 

Definindo Diversidade, Equidade e Inclusão

“A diversidade é onde todos são convidados para a festa.

Equidade significa que todos podem contribuir para a lista de músicas.

E inclusão significa que todos têm a oportunidade de dançar.”

(Texto adaptado de Verna Myers)

A SBMz, juntamente com o Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão (CDEI/SBMz) estão comprometidas em criar um ambiente profissional, seguro e acolhedor, onde todas as pessoas possam participar sem sofrer discriminação, exclusão, assédio sexual ou de qualquer outro tipo. Nossa dedicação à excelência cientifica no estudo de mamíferos é inseparável do nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão. Reconhecemos que o talento é inerente a pessoa humana e sabemos que as oportunidades não são distribuídas igualmente por todas as comunidades. Construir e nutrir uma comunidade diversa de mastozoólogos na SBMz fortalece os ambientes de aprendizado e trabalho científico nos meios acadêmicos e não-acadêmicos, e impulsionam a produção de novos conhecimentos e soluções que impactam positivamente a sociedade a médio e longo prazos. Entendemos a importância de criar oportunidades e promover condições de equidade, inclusão e acessibilidade que permitam que todos os membros da SBMz participem e prosperem. Entendemos também a importância de acolher e abraçar perspectivas diversas.

Dessa forma, definimos abaixo os três principais pilares que sustentam nossos objetivos a fim de promover um ambiente que honre a diversidade, defenda a equidade e incentive a inclusão em todos os níveis:  

Diversidade: a diversidade é expressa de inúmeras formas, incluindo orientação sexual, identidade de gênero, expressão de gênero, raça, status econômico, idioma, cultura, idade, religião, nacionalidade, etnia, etc. Trabalhamos para criar uma comunidade de mastozoólogos que reflita a nossa vasta e rica heterogeneidade.

Equidade: estamos empenhados em trabalhar ativamente em prol de um ambiente que promova oportunidades iguais para todos os membros e que seja livre de preconceito, assédios e discriminação. 

Inclusão: Trabalhamos para construir um ambiente onde as diferenças sejam bem-vindas, e cada indivíduo tenha um sentimento de pertencimento e a oportunidade de contribuir para o todo.

Pronomes, neolinguagem e guia de tratamento

Nos próximos eventos científicos organizados pela SBMz vamos sugerir o fornecimento de crachás que possam incluir nomes e pronomes de gênero para os participantes que desejarem. Isso permitirá que todas as pessoas inscritas se identifiquem melhor, além de promover uma comunidade de respeito pelas nossas identidades individuais. 

Clique aqui para acessar sugestões de uso de neolinguagem e guia de tratamento (em breve)

Como o CDEI define comportamentos inapropriados ou má-conduta?

 

A melhor forma de promover uma mudança positiva em nossos congressos é ser capaz de identificar comportamentos inadequados e saber como responder. Descrevemos abaixo comportamentos considerados inapropriados, inadequados e não profissionais.

Discriminar: fazer uma distinção injusta, desigual ou preconceituosa a uma pessoa com base em sua orientação sexual, identidade de gênero, expressão de gênero, raça, deficiência, aparência física, idade, nível social, religião, nacionalidade, etnia ou afiliação a um determinado grupo. 

Menosprezar: tratar uma pessoa ou grupo de pessoas com a presunção de incompetência demonstrando superioridade.

Excluir: impedir ou bloquear o acesso de pessoas a recursos ou oportunidades, fazer uma pessoa se sentir indesejada com base em sua orientação sexual, identidade, expressão de gênero, raça, deficiência, aparência física, idade, nível social, religião, nacionalidade, etnia ou afiliação a um determinado grupo. 

Assediar: importunar, perseguir, usar palavras ou atitudes indesejadas, humilhantes, degradantes, abusivas ou ofensivas, e persistir em tais ações apesar da resistência, protesto ou repreensão da(s) pessoa(s) destinatária(s) dessas ações.

Agredir: atacar, fazer contato físico indesejado contra a integridade física de uma pessoa, incluindo danos corporais e qualquer forma de contato sexual indesejado; ameaçar danos corporais.

Intimidar: causar pavor, ameaçar, humilhar ou assustar alguém com palavras ou ações abusivas.

O que nós, membros da SBMz, podemos fazer para que nossos Congressos sejam um espaço seguro, inclusivo e acolhedor para a nossa comunidade de mastozoólogos?

A lista abaixo é uma amostra das muitas práticas de inclusão que podem ser adotadas, antes, durante e depois dos eventos científicos. A lista esta publicada na seguinte contribuição:

Rossoni, D.M., Costa, B.M.A., Marin, G.L., & Lazar, A. (2019). Addressing gender disparity in speaking opportunities at the Brazilian Congress of Mammalogy. Bulletin of the Brazilian Society of Mammalogy, 85: 95-102. https://drive.google.com/file/d/1lwdJd4aXImnahXtQ5gsVsnztaRBqQxEf/view