Eventos

Acesse aqui os livros de resumos dos eventos que já promovemos!

As publicações de eventos no ano corrente são restritas ao associados.


2015

Desde a fundação da SBMz em 1985, a mastozoologia brasileira tem se fortalecido e se desenvolvido. Esse amadurecimento se reflete na posição atual dos que participaram da sua criação, que se encontravam preparando suas dissertações e teses. O 8º Congresso Brasileiro de Mastozoologia em setembro de 2015 no estado da Paraíba, comemorou o sucesso dos 30 anos da SBMz e o notável crescimento da  mastozoologia no país, sendo um importante marco para nós.

O tema escolhido foi “Retrospectiva, estado da arte e desafios para as próximas décadas”. Este tema foi escolhido com o propósito de divulgar junto às novas gerações a nossa história, e a consolidação da mastozoologia no Brasil, de repensar o que foi realizado e de traçar novas metas que promovam um desenvolvimento sustentável para o Brasil.

 

 


2014

Emissão de CertificadosGaleria

O 7º Congresso de Mastozoologia será realizado em Gramado, Rio Grande do Sul, em setembro de 2014 e tem como instituições promotoras a Sociedade Brasileira de Mastozoologia e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em parceria com a Organização Não-Governamental Mamíferos RS. O evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular da UFRGS e do Projeto Tuco-tuco, do Laboratório de Citogenética e Evolução da UFRGS.


2013

A SBMz, em conjunto com o Programa de Pós Gradação em Genética da UFRJ e com o apoio da UERJ, IOC-FIOCRUZ e UNIRIO organizaram em 2013 o Simpósio de Evolução de Mamíferos no mês de outubro, na cidade do Rio de Janeiro, no auditório 53 da UERJ, campus Maracanã. A SBMz ofereceu auxílio para três alunos de graduação das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, pagando a inscrição e passagem de ida e volta para o Rio de Janeiro.

Livro de Resumos – MastoSerra 2013

Resultado de imagem para pinterest

Este encontro, segundo de sua série, tem como objetivo estreitar as relações entre os laboratórios do estado do Rio de Janeiro que desenvolvem pesquisas sobre mamíferos, funcionando como um fórum regional de discussão dos temas que têm norteado suas pesquisas. Foram esperados e recebidos o maior número possível de professores, pós-doutorandos, doutores, mestres, alunos de pós-graduação e graduação, bem como profissionais autônomos que estudem mamíferos. Este evento foi mais um que visou incentivar a troca de experiências, resultados obtidos no último ano e, principalmente, apresentar e discutir os rumos das pesquisas para o próximo ciclo de dois anos até o VII Congresso Brasileiro de Mastozoologia, ocorrido em 2014, na cidade de Gramado, RS.

 

 


2012

O Brasil é reconhecidamente um dos maiores detentores de diversidade biológica,
assumindo o segundo posto mundial no que se refere à diversidade de mamíferos,
com mais de 700 espécies descritas. Na condição de signatário de diversos acordos mundiais para a conservação da biodiversidade, o país tem como dever incorporar a conservação da biodiversidade nas suas políticas públicas, criando subsídios para proteção de sua fauna. No 6° CBMz, o tema escolhido – 
“A mastozoologia e a crise de biodiversidade” – atendeu a este contexto.

A escolha do cenário para o evento não podia ser mais apropriada. Enquanto as 5 edições anteriores foram todas realizadas nas regiões sul e sudeste do país, onde estão concentradas também as principais instituições de pesquisa, em 2012, a
parceria entre a Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz), Embrapa
Pantanal e o Programa de Pós‐graduação em Ecologia da UFMS, consolidou o projeto de promover o 6° Congresso Brasileiro de Mastozoologia na cidade fronteiriça de Corumbá /MS. Este salto geográfico representou um novo horizonte para as ações da SBMz e incentiva o intercâmbio científico entre pessoas e instituições para além dos centros já consolidados.

 

thumbnail of Livro de Resumos – MastoSerra 2012 final

O I Encontro de Mastozoólogos do Estado do Rio de Janeiro (MastoSerra 2012), ocorrido nos dias 01 e 02 de dezembro de 2012, na Sede Administrativa do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNA/SO), reuniu 130 estudantes e pesquisadores, de 21 instituições, para discutir os rumos da Mastozoologia carioca. Dos participantes, foram reunidos 26 doutores, professores e pesquisadores de 12 instituições de ensino e pesquisa do estado. O MastoSerra 2012 contou com três oficinas, oito palestras e uma sessão de paineis, onde foram apresentados 30 dentre 46 estudos de graduandos e pós-graduandos submetidos ao evento. A iniciativa foi pioneira para a formação de um fórum, fortalecendo o grupo de mastozoólogos e criando uma liderança regional para a discussão de temas ligados ao estudo de mamíferos no Rio de Janeiro. Por esse motivo, este tipo de evento tem sido incentivado pela Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz), que é apoiadora e entusiasta oficial do evento.

 

 

 


2010

thumbnail of Livro de Resumos CBMz 2010A realização do V Congresso Brasileiro de Mastozoologia representou um importante marco, pois decorre da consolidação de um grupo de pesquisadores em instituições de pesquisa e ensino no Estado de São Paulo. Além disso, em 2010, estamos comemorando vinte e cinco anos da fundação da SBMz, e esse é um momento especial para todos que estavam presentes no momento de seu nascimento e para os estão chegando agora. Neste contexto, está inserido o tema escolhido para a quinta edição de nosso Congresso, que foi “A construção da Mastozoologia no Brasil”. Este tema foi escolhido com o propósito de contar às novas gerações a história do surgimento e consolidação de uma área da zoologia no Brasil, que hoje tem papel significativo no entendimento de padrões e processos evolutivos e ecológicos de uma das faunas de mamíferos mais complexas e diversas do planeta. Ao longo do estabelecimento da mastozoologia no país, diferentes aspectos como taxonomia, sistemática, genética, ecologia e biogeografia foram contemplados e também o serão ao longo deste Congresso.

O CBMz contou com as tradicionais Palestras, Palestras Magnas e Minicursos, com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Além destas atividades, foram organizados Simpósios, Mesas redondas, Apresentações Orais e pôsteres.

2008

O tema deste congresso, “Mastozoologia no Brasil: Do Passado aos Desafios Atuais”, enfatiza a história da Mastozoologia e sua ligação com os desafios não só da Mastozoologia, mas do país. Mamíferos são um grupo emblemático dos efeitos das atividades antrópicas sobre a biodiversidade, incluindo a ação de políticas públicas e movimentos sociais. Talvez em grande parte pela proximidade com o homem, também um mamífero, questões éticas e de biossegurança são mais evidentes no estudo de mamíferos. Estas questões têm mérito, mas também têm criado dificuldades ao estudo de um grupo que, embora emblemático, é ainda pouco conhecido. Não temos ainda sequer uma definição das entidades taxonômicas na maioria dos grupos, para não falar de sua história natural, informações básicas para análises de viabilidade populacional, níveis de ameaça as espécies, e efeitos de mudanças climáticas globais, por exemplo. Assim, estes temas estiveram presentes da abertura ao encerramento do congresso.

 


2006

A primeira edição do Congresso Sul-Americano de Mastozoologia foi realizada entre os dias 5 e 8 de outubro, em Gramado (RS), reunindo estudantes e profissionais envolvidos com o estudo e a preservação de mamíferos sul-americanos.

Estiveram presentes pesquisadores que atuam em genética, ecologia, sistemática, comportamento, morfologia, fisiologia, evolução, conservação, paleontologia e outros campos das ciências biológicas relacionados aos mamíferos. O objetivo foi o de promover a apresentação de trabalhos em andamento e fomentar a integração de diferentes grupos de pesquisa na região Sul-americana. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Mastozoologia, pela Sociedad Argentina para el Estudio de los Mamíferos e pela Asociación Boliviana de Investigadores de Mamíferos.

 


2005

A realização do III Congresso Brasileiro de Mastozoologia foi tarefa árdua, mas por procurarmos contemplar, de maneira equilibrada, diferentes temas científicos e regiões do Brasil, acreditamos que o Congresso é uma boa amostra do que tem sido produzido e discutido no âmbito da mastozoologia brasileiraO Congresso contou com 723 profissionais e estudantes, dos quais 60 palestrantes e conferencistas e 30 monitores voluntários (estudantes da UFES). Foram ofertados 9 minicursos e organizadas 10 mesas redondas e 9 palestras, além da programação cultural. Livro de Resumos contempla 475 resumos, dos quais 414 serão apresentados na forma de painéis e 61 na forma de comunicações orais. A Comissão Organizadora agradece a oportunidade que nos foi dada pela Sociedade Brasileira de Mastozoologia, e a participação dos professores, conferencistas, palestrantes e monitoresAgradecemos também a dedicação das empresas que participaram da organização, das empresas e instituições que o apoiam como patrocinadores, assim como o Centro de Convenções que sedia o evento.


2003

O II Congresso Brasileiro de Mastozoologia reuniu 413 resumos das diversas áreas de estudo dos mamíferos. Foi a reunião e esforço de estudantes, professores, pesquisadores e orientadores de vários estados
do Brasil
, demonstrando que a comunidade acadêmica e das instituições de pesquisa. O II CBMz contou com mais do dobro de participantes do I CBMz, mostrando claro crescimento e amadurecimento da comunidade científica em torno dos temas que tratamos. A Comissão Organizadora agradece à Sociedade Brasileira de Mastozoologia pelo apoio na organização deste congresso, assim como o apoio irrestrito da PUC Minasatravés de seu Pró-reitor de ExtensãoProf. Bonifácio José Teixeira, a equipe do Museu de Ciências Naturais PUC Minas, aos membros da Comissão Científica, a todos profissionais que nos apoiaram durante a preparação do evento e aos nossos patrocinadores.

 

 

 


2001

Em 2001, A SBMz promoveu seu primeiro congresso nacional, o I Congresso Brasileiro de Mastozoologia, realizado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).